quarta-feira, 7 de setembro de 2016

ESTERILIZAÇÃO DE VIDROS PARA CONSERVA






Apesar de não ser difícil é preciso ter muita higiene e cuidados na esterilização de vidros para conservas. Esse trabalho é baseado em higiene e altas temperaturas.
Afinal de contas é um alimento e a saude está em jogo. Todo cuidado é pouco para não perder a sua produção. O tempo de  duração do alimento depende disso, consequentemente o  sucesso do seu trabalho também.

OBS.: nem todos os tipos de  vidros suportam altas temperaturas.

Os vidros não precisam ser novos mas devem estar em bom estado, sem nenhuma rachadura. As respectivas tampas por sua vez devem ser novas(costumam ser vendidas separadas em lojas de embalagem), sem ferrugem.  Devem ser novas porque elas possuem, por dentro, uma borracha branca, sensível ao calor que no processo de esterilização há uma vedação entre ela e o vidro, criando o vácuo necessário, e o selante também já foi usado.
Os vidros, as tampas e outros materiais  devem ser bem lavados.

São dois os meios mais utilizados para esterilização:
1-)na panela, com agua fervente
2-)no forno

1-) Na panela:

Colocar no fundo de uma panela um pano de prato limpo ou uma grade, por os vidros e tampas em cima, boca para cima,  e colocar agua até passar, no mínimo, 2 cm da altura dos vidros, ficam submersos. Ligar o fogo e quando ferver contar 10 minutos , para quem está no nível do mar***, em SPaulo contar 13 minutos. Desligar o fogo mas manter os vidros na agua quente até o momento de usar.
*** 13 minutos em SP porque esse tempo depende da altitude, em relação ao mar, de onde voce está. A cada 300 metros acima do nível do mar, aumentar em 1 minuto o tempo de fervura dos vidros.

2-) No forno

Colocar , numa assadeira limpa, uma grade ou um pano de prato limpo. Colocar aí os vidros e levar ao forno desligado. Ligar o mesmo a 200 graus e quando atingir a temperatura marcar e deixar 20 minutos. Desligar mas deixar os vidros no forno quente até o momento de usar. Esterilizar as tampas na agua fervente.

Para a sua conserva durar 8 meses, depois de ter feito o dito acima, proceder da seguinte maneira:
colocar o alimento no vidro esterilizado, por o vidro ou os vidros em uma panela , em cima de uma grade ou pano de prato ou porta panelas, para o fogo não bater direto no vidro e estourar. Colocar agua na panela até 3/4 dela, deixar ferver 10 minutos. Tampar os vidros e deixar  na panela mais 10 minutos. Dura 8 meses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário