sábado, 6 de agosto de 2016

FEIJOADA (Cálculo dos ingredientes e dicas)


Feijoada pra poucas pessoas é fácil acertar a quantidade, mas quando trata-se de muitas, ex 30, 40, 50.....ou mais, já é um pouco mais complicado. Para facilitar o calculo, fornecemos abaixo umas dicas:

50 g de feijão preto por pessoa
300g de carne por pessoa

As carnes podem ser:
Carnes salgadas como: charque ou carne seca, costela suina, lombo, rabo de porco, pé de porco, orelha de porco, tem quem gosta da lingua, deixar de molho na agua, na geladeira 48h antes, trocar a agua 3 x dia.
Toucinho defumado, paio, linguiça calabreza defumada, pode colocar também carne fresca suína e bovina, combate um pouco o sal.
Antes ferver as carnes gordurosas e tirar as gorduras com uma faca, para desengordurar a feijoada e ficar mais saudável.
Costumo cozinhar o feijão com umas folhas de louro.
As carnes devem ser colocadas em ordem de tempo de cozimento, isto é as mais duras devem ser colocadas primeiro, ex. colocar junto com o feijão o pé (é mais duro)e a orelha, após um certo tempo, desligar o fogo e colocar o charque ou carne seca, voltar pro fogo, depois de um tempo o toucinho defumado, a carne bovina fresca,  rabo e assim por diante, por ultimo colocar o lombo, carne suina fresca, costela suina, paio e linguiça (são os mais moles). Por isso é bom que o feijão não fique de molho, do contrário ficará mt cozido. Colocar um cálice de pinga.
Após tudo cozido, no fogo fervendo, colocar alho refogado em pouco oleo, acertar o sal, geralmente não é necessário devido as carnes salgadas. Tem quem goste de outros temperos, isso é opcional.
Se acaso tiver pouco caldo colocar um pouco de agua e dar uma amassadinha num pouco do feijão, deixar ferver para engrossar o caldo.
Fazer um pouco de molho picante pra quem quiser regar o prato pronto. Para isso colocar numa cumbuca um pouco do caldo do feijão com limão, pimenta, salsa, cebola etc.

Acompanha a feijoada, arroz branco, couve refogada, farofa, se quiser torresmo, laranja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário