segunda-feira, 7 de setembro de 2015

MATAMBRE RECHEADO

                   
                 
O Matambre é um tipo de carne pouquíssimo conhecida, é uma manta (camada),  que protege as costelas do gado. Ela fica entre o couro (pele)e a costela, protegendo-a como um air bag. Quando tiram a costela, separam o matambre,  ele requer muito mais tempo de cozimento.É uma manta formada por tecidos fibrosos e gordura. É necessário um bom profissional para limpa-lo, tirar as gorduras com uma faca bem afiada . É uma carne difícil de se encontrar nos acougues, necessitando encomendar. É considerada de terceira categoria.
Conta a lenda que os colonizadores de língua espanhola que chegaram por aqui, dispensavam essa parte da costela em suas refeições e davam-na aos escravos para matar a fome.

Ele é feito recheado e enrolado como um rocambole.


COMO PROCEDER:
Temperar o matambre como se faz com qualquer outra carne, alho, pimenta, sal, ch.verde etc etc. Se puder deixe no tempero de um dia pro outro. Com a parte da gordura para fora, rechear a seu gosto: farofa, cebola, pimentão, cheiro verde, queijo, frios,  bacon, linguiça, ovos cozidos, legumes etc .
Após recheado, enrolar muito bem e  amarrar com barbante.  Embrulhar em papel celofane próprio para forno, dando 6 voltas,  fechar como uma bala (bem firme pra não vazar) e levar ao forno durante +- 3 horas. Tirar o papel com o máximo de cuidado para não se queimar e deixar dourar.

 Pode ser assado na churrasqueira, a uma distancia de 50 cm da brasa forte, deixe 3 hs, virando a cada meia hr. Tire o papel com mt cuidado pra não se queimar e deixe dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário