quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PASTEIS DE FEIRA

                                               PASTEIS DE FEIRA I     

                 


Rendimento: 1 kilo               
35 pasteis medios ou 50 pequenos

1 quilo de farinha de trigo, 75 gm de banha, 2 colh.sopa de sal, mexer até formar uma farofa. Reservar.
Em separado bater 2 ovos com 2 colh.sopa de pinga, por 300 ml de agua, mexer e misturar na farofa reservada. Mexer bem, trabalhando a massa ate fica bem lisinha e homogenea .
Abrir a massa, aos poucos, de preferencia no cilindro, na impossibilidade faça-o com o rolo. Se esticar no rolo deixe a massa um pouco mais macia, aumentando um pouco a agua. Deixa-la nem muito fina nem muito grossa.Após a massa esticada, descansar no mínimo 2 horas na geladeira, coberta com plastico, colocar numa forma sem separação com um pouquinho de farinha, pouco porque se puser muito a massa não fecha. Se guardar, faça-o entre plastico.

RECHEIOS:                                       

Carne com ovo: carne refogada, sequinha e temperada, após refogada por tomate, ch.verde e cebola, todos crus. Fritar em bastante oleo.
Bauru:presunto, muçarela e tomate
Pizza: uma fatia de muçarela, tomate picadinho sem semente com oregano e sal.
Banana:banana picada polvilhada com açucar e canela misturados.
Romeu e Julieta: um pedaço de queijo fresco e um de goiabada.



                                            PASTEIS DE FEIRA II

MASSA DE PASTELEIRO
2 xic de chá de farinha de trigo::::  por no meio dela  1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de oleo fervendo, 1 colher de sopa de pinga, idem de vinagre branco, meia xicara de cha de agua morna. Misturar tudo e trabalhar muito bem a massa. Sovar.  Se puder usar o cilindro melhor. 
O segredo desta massa é ficar seca, senão abre quando frita.
Descansar de 1 a 2 horas.
Abri-la, se com cilindro melhor, nem muito fina nem muito grossa,  armazenar enrolando entre plasticos. Dura até 15 dias na geladeira. Quando guardada escurece um pouco.
 Fazer os pasteis, por o recheio de sua preferencia e fritar.


          MASSA PROFISSIONAL PARA PASTEIS DE FEIRA III - HABIBS

500g de farinha de trigo
40g de banha suina
15g de sal
160 ml de agua

Misturar a farinha com a banha e amassar com as mãos, ficará uma farofa, por o sal e ir misturando, aos poucos, a agua. Fica uma massa seca e dura. Dar o ponto nela no Cilindro, passando várias vezes. Se voce não tiver cilindro (vc consegue mas dá + trabalho), por mais agua e dar o ponto no rolo. Passar o rolo na massa várias vezes, até o ponto. Passar o rolo, dobrar a massa, passar outra vez e assim por diante várias vezes até ela amaciar.
Esta massa pode ser guardada na geladeira 15 dias, enrolada entre plastico como a do pasteleiro ou então cortar os discos redondo e guardar entre plasticos. Não pode congelar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário