terça-feira, 27 de março de 2012

COMO APROVEITAR O SABOR DO BACALHAU

                                    
O bacalhau é um peixe muito consumido no mundo, o ano inteiro. Com ele renomados mestres de cozinha preparam pratos que se tornaram clássicos da gastronomia internacional. Devemos ressaltar seu paladar e seu aroma tao ricos.
Preparar um bom bacalhau requer alguns cuidados prévios, que começam na compra. Escolha sempre um legítimo bacalhau  Porto, médio ou grande, cuja carne é mais tenra  e macia depois de hidratado.
Calcule entre 200 e 250 gm de bacalhau (peso bruto) por pessoa, mesmo sabendo que 1 k dele se transforma em 1,5 k depois de hidratado.
Para melhor aproveitamento, separe o lombo , (que é ideal para postas) das aparas (indicadas para o preparo de croquetes, saladas, mousses, recheios etc).
Vamos agora, ao principal, como tirar o sal do bacalhau!!  Não há segredo, apenas requer tempo e dedicação. Não dê ouvidos pras formulas mágicas que mandam lavar o mesmo com bombril, deixa-lo de molho no cognac, molho no leite etc etc.  Faça o seguinte:  Utilize uma boa faca para cortá-lo em pedaços, conforme a receita escolhida. Lave-os em agua corrente até retirar todo o excesso de sal. Coloque-os numa vasilha com agua fria, (por na geladeira, principalmente no calor)  por no mínimo 24h e no máximo 48h, sempre trocando a agua (se 24h - trocar a agua de 3 em 3 horas,  se 48h pelo menos 3 x ao dia).Nesse ponto a pele e as espinhas poderão ser retiradas facilmente.  Desse modo voce estará hidratando o bacalhau  e devolvendo-lhe a maciez e o sabor inigualável.
Caso não utilize todo o bacalhau, guarde-o no freezer por até dois meses.  Se ele estiver salgado poderá guardá-lo na geladeira por 6 meses.
E agora faça um bom proveito do seu bacalhau.

                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário