quarta-feira, 28 de março de 2012

BACALHAU IMPERIAL


                                           
1 quilo de bacalhau dessalgado e cortado em lascas grossas
1 quilo de batatas, em rodelas grossas e fritas em oleo, não dourar muito.
Refogue o bacalhau em 1 colher sopa de azeite, idem manteiga s/s, 1 cebola picada, alho, acrescentar 1 xic.de chá de molho de tomate, mexer, por um vidro de leite de coco, 1/2 xic de chá de creme de leite fresco (ou de lata com uma pitada de fermento em pó), mexer, por cheiro verde, pimenta, mexer. Misturar o bacalhau mexendo com cuidado, ferver 5 minutos, por 1 colher de sobremesa de farinha de trigo, de uma só vez, mexendo p/dissolver. Deve ficar cremoso e não seco.
COBERTURA:  no fogo, por 100 gm manteiga s/s , derreter e  por 2 colh.sopa de farinha de trigo, mexendo até dissolver, por 1 litro de leite frio e mexer até engrossar, desligar e por 3 gemas, mexendo . Deixe o creme esfriar e por 100 gm de queijo provolone ralado grosso, 1 xic chá de creme de leite fresco, ou de lata acrescido de uma pitada de fermento em pó, mexer bem, por sal, pimenta, nos moscada, mexer. Por as claras em neve e mexer delicadamente.
Forrar um refratário com as batatas em rodelas, por o bacalhau, espalhar por cima pelotas de requeijão e por cima o creme cobertura. Enfeite com batata palha e provolone ralado. Leve ao forno para gratinar de 25 a 30 minutos.

Receita de Alvaro Rodrigues


        Pode ser congelado, mas gratine somente quando descongelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário